Blog



 7 Dicas para decorar o ambiente de trabalho

7 Dicas para decorar o ambiente de trabalho

Decorar bem um ambiente de trabalho pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, inclusive proporcionar gerar bem estar, rendimento e produtividade dos funcionários. Por isso, é importante estar atento a alguns detalhes de decoração, como deixar o ambiente coerente com a proposta de negócio e principalmente torná-lo agradável, afinal, o ambiente de trabalho é o local onde muitas pessoas passam a maior parte do seu tempo.

Confira abaixo 7 dicas:

1- Ambiente organizado

Manter o ambiente corporativo organizado é crucial na produtividade dos funcionários. Afinal,
em um ambiente organizado as perdas de arquivos, formulários e itens de escritório amenizam. Por isso, é interessante aconselhar os funcionários a deixarem somente o essencial sobre as mesas, objetos pessoais também podem ficar à disposição nas mesas, porém sem excessos. As pastas, e pilhas de arquivos devem ser guardados em armários ou gavetas.


2- Aproveite o espaço

Para aproveitar os espaços do ambiente é fundamental ter noção das medidas do local para escolher os móveis.Insira cadeiras acolchoadas e ergonômicas para oferecer mais conforto para a sua equipe e esteja atento ao espaço disponível para as pernas do funcionário, para que sempre que possível ele possa se esticar.

Você também pode optar por inserir móveis planejados, feitos sob medida para otimizar cada área disponível.

3- As cores

As cores de um ambiente exercem grande poder sobre as pessoas. Por isso, vale a pena estar atento a algumas dicas de cores para a decoração. As cores que possuem tons vibrantes estimulam a criatividade e proporcionam ao ambiente a sensação de energia, como o vermelho, o amarelo e o laranja, por exemplo.

 

Você ainda pode optar por tons frios, que tendem a criar uma atmosfera de tranquilidade e são perfeitos para estimular a concentração, ou ainda tons neutros e suaves, que não sobrecarregam o ambiente e são mais discretos.

Quando combinadas corretamente, as cores podem se tornar ótimas aliadas.

4- Plantas

As plantas contribuem para deixar o ambiente belo, calmo e harmonioso.  Além disso, elas ajudam na concentração, pois criam uma atmosfera de tranquilidade, contribuindo assim para o rendimento do trabalho.

 

5- Quadros

Além de decorar com plantas, você pode inserir quadros no ambiente corporativo, com ilustrações, fotografias de paisagens ou de formas abstratas. Os quadros proporcionam bem estar, harmonia e leveza ao ambiente.

 

6-  Estilo de negócio

Para dar estilo ao ambiente, é preciso considerar a proposta do negócio, para que o visual seja coerente. Um escritório de advocacia, por exemplo, é interessante ter tons mais sóbrios e decoração formal.

Contudo, negócios da área de criação, que envolvem publicidade e design, por exemplo, tem mais liberdade para uma decoração mais descontraída.


7. Iluminação

É muito importante que o ambiente tenha uma iluminação adequada para o funcionário poder exercer a sua função. Para iluminar, você pode usar lâmpadas LED, que iluminam com eficiência. Além disso, a luz natural vinda das janelas é sempre bem-vinda, já que deixa o ambiente mais relaxante.

Aproveite as dicas e lembre-se: quanto maior for o bem estar da sua equipe, melhor será o rendimento do seu negócio.