Blog



Como escolher o tapete certo para arrasar na decoração da sua sala

Como escolher o tapete certo para arrasar na decoração da sua sala

Quantas vezes você já olhou para sua sala de estar e sentiu que estava faltando algo, mas não sabia o que era? Talvez o que esteja faltando para arrematar seja um belo tapete.

Os tapetes são coringas da decoração e tornam qualquer ambiente mais charmoso e confortável. Mas, se você ainda não sabe como escolher o tapete certo para arrasar na decoração da sua sala de estar, continue lendo e aprenda algumas dicas valiosas que irão te ajudar nessa tarefa.

Escolha os móveis primeiro

Normalmente o tapete é a última peça a ser comprada e isso tem um bom motivo: o tapete de forma alguma deve brigar com as cores e tecidos dos móveis e nem com os demais objetos do ambiente. Além disso, tendo a base da decoração já definida, a escolha do tapete fica muito mais fácil, a não ser que você prefira que ele seja a peça de destaque da sua composição, nesse caso, a ordem pode se inverter.

tapete para sala 12.jpg

Cores e materiais importam

As cores devem estar sempre em harmonia com todo o resto da sala de estar, e de preferência, o tapete deve ter ao menos uma das cores neutras presentes nas paredes e, embora tapetes claros deem a impressão de mais espaço, eles também sujam com facilidade e necessitam de uma maior atenção.

Para definir o material mais adequado, deve-se considerar detalhes importantes sobre os moradores da casa, como por exemplo, se alguém é alérgico ou possui animais de estimação.

O estilo também influencia na hora da escolha do material. Em casas que prezam a sofisticação, a lã e a seda podem ser as mais indicadas, já as tramas de algodão e sisal, são ideais para ambientes mais modernos e despojados. Agora, se você não quer ter

trabalho e precisa de algo mais resistente e de fácil manutenção, prefira as peças de fibras sintéticas.

84941-sala-de-estar-apartamento-sunny-isles-florida-infinity-spaces-viva-decora.jpg

Atenção aos Detalhes

1-  Em salas de estar menores, as pontas do tapete devem sempre ficar pelo menos 15 cm embaixo dos móveis. Nas maiores, a sobra deve ser de 30 cm.

2- Tapetes redondos só devem ser usados em decorações mais descontraídas;

3- Evite acidentes colando fitas adesivas antiderrapantes embaixo dos tapetes;

4- Se as cores do ambiente forem neutras, opte por um tapete de cor vibrante e vice-versa;

5- Quanto maior for o ambiente, maior deve ser o tapete;