Blog

Personalizza Ambientes Planejados
>
>


Conheça 7 tipos de escada para a sua casa

Conheça 7 tipos de escada para a sua casa

Se a sua casa tem mais de um andar, a escada é um item essencial, pois além de ligar os andares, é um elemento de decoração muito forte e faz toda a diferença no ambiente, causando um impacto visual muito grande. Porém, antes de inserir uma escada, é preciso compreender o tamanho do ambiente, analisar o tipo de degrau, acabamento, revestimento e formato, por exemplo.

1) Escada em U

A escada em U é um modelo amplo e muito versátil. A escada em U segue em linha reta e depois muda de direção em parte do trajeto dos degraus e recebe esse nome devido ao seu formato arquitetônico na planta baixa que se assemelha a letra U.


2) Escada reta de um lance

A escada reta de um lance é indicada para ambientes de formatos retangulares, que tenham paredes extensas e horizontais. Apesar de simples, tradicional, pouco volumosa, sem curvas e planejada em linha reta, esse modelo requer espaço por ser bastante comprida (por isso ambientes em formato retangular são ideais). Geralmente, ao inserir em casa uma escada reta de um lance você pode aproveitar o espaço disponível abaixo dos degraus para decorar ou inclusive, adicionar móveis planejados criando pequenos cômodos que otimizam o espaço.



3) Escada em L

O modelo em L ocupa menos espaço nos cômodos e pode ser uma opção interessante para áreas menores. Porém, para inserir modelo na sua casa é preciso dispor de uma parede larga e horizontal, pois é bem comum projetar a escada em L encostada na parede.

O nome é devido ao formato que segue igual ao da letra L, formando um ângulo de 90° ao mudar a direção na planta baixa.


4) Escadas com degraus em Leque

O degrau em leque é bem característico das escadas espirais ou caracóis, podendo também estar presente em alguns modelos de escadas em U, por buscarem ser o mais compactas possível. Contudo, esse modelo acaba sendo perigoso, e o formato dos degraus podem causar desequilíbrio, por isso é preciso estar sempre atento.

5) Escada Espiral (Caracol)

A escada espiral se diferencia por possuir um eixo no meio (semelhante a uma haste) e, a partir desse eixo, os degraus são inseridos, construindo assim o formato de caracol. Esse modelo é ideal para quem dispõe de um ambiente bem pequeno, já que ele necessita de pouco espaço para instalação. Apesar de ser bem compacta, essa escada pode oferecer riscos à segurança de idosos e crianças, pois os degraus próximo do eixo tendem a ser menores. Além disso, o transporte de móveis e itens grandes por esse modelo pode ser bem difícil.


6) Escada para sótão

Para o sótão você pode optar por um modelo de escada fixa ou flexível que se enquadre ao espaço e formato do ambiente, se for pequeno você pode otimizar o espaço fazendo ela ainda mais íngreme.


7) Escada Santos Dumont

No modelo de escada Santos Dumont os degraus não são nem retos e nem possuem formas iguais, afinal, cada degrau é cortado para uma direção, uns para esquerda e outros para a direita. Apesar de diferentes, os degraus podem dar uma estética interessante à escada, deixando o ambiente mais descontraído e moderno.


 

Aproveite as dicas e escolha a escada ideal para o seu lar!