Blog

Personalizza Ambientes Planejados
>
>


Dicas de cores para as paredes da sua casa

Dicas de cores para as paredes da sua casa

As cores influenciam diretamente na harmonia de um cômodo, pois, elas têm a capacidade de transmitir sensações e inclusive, transformar as nossas noções de espaço.

Por isso, é interessante aprender um pouco sobre as cores, suas funcionalidades e estímulos. É importante saber que as cores frias têm tendência a oferecer sofisticação, maturidade e calmaria, enquanto as cores quentes proporcionam alegria, energia e criatividade.

Confira algumas dicas que separamos para você e escolha as cores certas para pintar as paredes do seu lar:

1) Se você deseja tornar a noção de espaço maior, utilize cores de tons claros e neutros para pintar as paredes do ambiente, essas tonalidades proporcionam a sensação de ampliação. Além disso, a suavidade dos tons combinam facilmente com a decoração.

Escolha cores como: bege, amarelo claro, branco e nude, por exemplo.

2) Se você deseja reduzir o ambiente, você pode apostar em cores com tons escuros.



3) Para pintar as paredes dos quartos, escolha cores claras e suaves, já que este é um ambiente de descanso, feito para relaxar e repor as energias gastas durante o dia. Por isso, a suavidade dos tons dão agradabilidade e serenidade. Inclusive, eles também destacam os objetos decorativos. Porém, se o quarto for planejado para jovens, as cores alegres podem ser usadas nas paredes, pois combinam com a energia que essa faixa etária possui.





4) A sala de estar precisa ser um lugar aconchegante, um espaço ideal para reunir toda a família e receber as visitas. Então, opte por cores vibrantes e alegres, mas evite usar diversas cores fortes juntas. Ou seja, se você pintar uma parede usando uma cor forte, compense as outras com uma cor mais clara. Você também pode apostar na composição de tons, usando apenas uma cor e variando a sua tonalidade.



5) Para o banheiro, cores escuras não são recomendadas, prefira cores claras como branco, gelo, cinza claro ou azul claro, por exemplo. As cores em tons lúcidos combinam com os banheiros porque esse ambiente tem o intuito de transmitir uma sensação de higiene e limpeza.



6) Na cozinha, pintar as paredes com cores vivas, em tons quentes, é uma boa opção. Cores como amarelo, laranja e vermelho potencializam o ambiente e estimulam a fome, aguçam o apetite e ainda propiciam socialização. Além disso, são ótimas para deixar a sua cozinha com um visual totalmente moderno.



7) Para escritórios, ambientes de estudo ou de trabalho, cores claras são as mais indicadas, pois auxiliam na iluminação, que é fundamental nesse cômodo.

8) Lembre-se que você pode mesclar as cores e tons das paredes, mas é fundamental saber equilibra-las no ambiente desejado, pensando na totalidade de espaço e de decoração, para não ficar desarmonioso.