Blog



Dicas para escolher os tapetes certos para cada ambiente da sua casa:

Dicas para escolher os tapetes certos para cada ambiente da sua casa:

Dicas para escolher os tapetes certos para cada ambiente da sua casa:

Para criar um ambiente aconchegante e charmoso é sempre bom apostar nos detalhes da decoração, um dos itens cruciais para dar um toque a mais é o tapete. Mas qual escolher? É melhor apostar em um tapete de formas geométricas, estampado ou liso? Colorido ou neutro? Essas dúvidas são muito comuns para quem quer dar um toque especial nos cômodos da casa, então, separamos algumas dicas para facilitar.

1) É importante que o tapete seja a etapa final, que seja escolhido só após terminar todo o restante da decoração, para assim poder analisar a totalidade do ambiente e não cometer erros de proporcionalidade e de combinação.


 

2) Caso o intuito seja valorizar um tapete especial, que seja uma verdadeira obra artística, a decoração pode começar a partir dele.

3) O tapete pode servir para limitar espaços, pois ele facilita visualmente o início e o término de um cômodo, integra os objetos e inclusive, propõe o espaço de circulação no ambiente. Na hora de escolher o tamanho do tapete vale levar em consideração que em salas de estar ou salas com TV, é aconselhável que o tapete esteja cerca de 20 cm – ou mais – abaixo de cada um dos móveis que compõem o ambiente.

4) Você pode combiná-los com diversos tipos de piso, exceto revestimentos de carpete.

5) Equilibrar o neutro com o colorido e estampado é ideal para ter harmonia na sua decoração, sem que haja excessos. Se você tem móveis coloridos, invista em tapetes neutros, mas se os móveis forem neutros, invista em tapetes coloridos ou estampados.



6) Se preferir por um ambiente mais discreto, considere os tons da decoração para seguir essa mesma linha.



7) Os tapetes são bem-vindos na sala de estar, quarto e banheiro. Não é recomendável colocá-lo na sala de jantar, porque alimentos podem cair e manchar o tapete ou também a peça pode enroscar nos pés das cadeiras.

8) Se você prefere opções anti-alérgicas é bom investir em tapetes sintéticos, pois além de terem tratamento contra ácaros, são resistentes.

9) Caso queira destacar uma parte específica do ambiente, tapetes redondos são ideais.

10) Optar por tapetes de Nylon ou de Antron é uma boa escolha, esse material é resistente ao trânsito, aos insetos e à umidade, e também é facil para limpar.

11) Se na sua casa moram pessoas idosas, é fundamental ter muito cuidado com os tapetes para que não ocorram acidentes, por isso, cole fitas adesivas antiderrapantes embaixo deles.

12) Para o banheiro, a sugestão é escolher tapetes emborrachados ou de tecido.

Aproveite as dicas e experimente aplicá-las no seu lar!