Blog

Personalizza Ambientes Planejados
>
>


Dicas para organizar o seu guarda-roupa

Dicas para organizar o seu guarda-roupa

Muitas vezes, na correria da rotina, esquecemos de nos preocupar em arrumar nosso guarda-roupa e, com o tempo, esse esquecimento pode se tornar um caos. Quem nunca perdeu uma calça ou uma camisa na bagunça das roupas? Para acabar com esse problema, separamos algumas dicas que ajudarão você a arrumar as suas roupas de maneira prática e organizada.

1) Organizar, antes de eliminar.



O primeiro passo é desocupar todo o armário de roupas e, conforme a organização, você vai reencontrar peças que estavam esquecidas, separe as que você veste poucas vezes e então avalie a necessidade de permanecer ou desfazer-se delas.

2) Comece pelos cabides



Verifique os modelos de cabides que você possui, existem cabides apropriados para pendurar vestidos, calças e saias, se você possui os modelos específicos é mais fácil organizar as peças. Porém, se você tem cabides do mesmo modelo, verifique o material, deixe os cabides mais resistentes para pendurar peças mais pesadas como casacos de lã e jaquetas de couro. Já os mais frágeis, feitos de plástico, por exemplo, utilize para pendurar roupas mais leves. Procure deixar os ganhos dos cabides pendurados sempre na mesma direção para facilitar a identificação das peças e poder retirá-las de maneira prática.

Você também pode utilizar os cabides para organizar o que vai vestir durante a semana, identificando os cabides com etiquetas de cada dia, essa iniciativa renderá otimização do tempo.

3) O que não é usado com frequência deve ser guardado

Sabe aquela peça de roupa que você usou uma vez em uma festa de formatura e ficou esquecida durante meses? É hora de guardá-la. Separe as peças que você dificilmente usa, coloque em caixas organizadoras e guarde no fundo do armário, dê espaço para as roupas que veste com mais frequência.

4) Organizar o guarda-roupa de acordo com os modelos e estilos de cada peça



Comece separando os tipos de roupas: jeans, camisas, roupas longas, com mangas, etc. Depois de separar por tipos, agrupe as peças semelhantes em um mesmo local (cabide, gaveta).

5) Organize por cores



Essa é uma das maneiras mais fáceis de organizar suas roupas, separe as peças de acordo com a cor e o tom delas. Você também pode separar as peças estampadas das peças mais lisas.

6) Organize de acordo com as estações

Para ter mais espaço, uma boa iniciativa é guardar as roupas da estação que já passou, até porque você não vai mais usar frequentemente essas peças.

7) Separe peças

Separe as peças de cima em partes altas do seu armário e as peças de baixo em partes mais baixas, evite misturar calças com blusas, saias com camisetas, por exemplo.

8) Seus acessórios também podem fazer parte do seu guarda-roupa



Os seus lenços e cachecóis podem ser pendurados em cabides ou guardados em caixas. Bonés, chapéus, boinas. luvas e até cintos, podem ser pendurados em ganchos.

9) Tenha cuidado dobrado com peças delicadas

As peças de roupas que são mais delicadas e sensíveis devem ser armazenadas com proteções plásticas para ter melhor conservação.

10) Separe as gavetas por tipos de roupas

Tenha uma gaveta somente para meias, outra para roupas íntimas e outra pijamas, por exemplo.

11) Não é recomendável deixar sapatos dentro do guarda-roupa




Os sapatos podem ser armazenados em prateleiras “porta sapatos” ou sapateiras. Não é recomendável deixar os sapatos dentro do guarda-roupas, pois não é muito higiênico, e ainda os sapatos podem estar úmidos e sujos, comprometendo as condições do próprio guarda-roupa.


Depois de toda a organização, você pode filtrar as peças que você usa e se desfazer das que não usa para evitar acúmulos de peças sem utilidade.

Aproveite as dicas e organize hoje mesmo o seu guarda-roupa!