Blog



Saiba como escolher a iluminação certa para a sua casa

Saiba como escolher a iluminação certa para a sua casa

Ter os ambientes de casa arejados e bem iluminados é o que todos desejam para a casa. Porém o uso da luz natural do sol, às vezes não é suficiente, até porque, nem sempre é possível aproveitá-la. Então, surge a necessidade de inserir a luz artificial nos cômodos para complementar.



Para iluminar os ambientes da sua casa, confira algumas dicas!

- Fique atento com a disposição das janelas

Confira se existe iluminação natural, a duração na qual a luz penetra no cômodo e verifique a distância dos móveis em relação à janela, reforce com luz artificial as partes que estiverem distantes das janelas.

- O tipo de cômodo que você irá iluminar e a dimensão que possui

A dimensão do espaço contribui para a iluminação. Os ambientes determinados como banheiros, home office e cozinha, recomenda-se que a iluminação seja feita com luz branca. As salas de jantar, quartos, sala de estar e corredores quando são iluminados pela luz amarelada transmitem com mais facilidade a ideia de aconchego e conforto.

Entenda sobre qual lâmpada escolher:

- A lâmpada incandescente é popular entre os consumidores por apresentar um valor baixo em relação às demais, porém, apesar do preço em conta, esse modelo consome muita energia elétrica – o que pode elevar a conta de luz no final do mês. Esse modelo também possui diversos formatos e pode ser tanto de vidro leitoso quanto transparente.

- A lâmpada fluorescente é um modelo econômico, é de duas a quatro vezes mais eficiente em relação as incandescentes, com ela é possível poupar até 80% de energia pois esse modelo possui uma grande vida útil.

- A lâmpada LED

As lâmpadas desse tipo economizam energia, possuem economia de 10% a 30% em relação aos outros modelos. Além disso, por não emitirem raios infravermelhos também não emitem calor para o ambiente.

Tipos de Luminárias:

Geralmente, quando escolhemos inserir luminárias nos cômodos das nossas casas é por dois motivos, ou a necessidade de complementar a iluminação ou a de decorar. As luminárias decorativas podem ser utilizadas no chão, nas paredes e na entrada da sua casa. Já as funcionais, servem de auxilio para a segurança e luminosidade em áreas escuras e sombreadas. Em ambos os casos, o design deve ser levado em conta para compor o estilo das lâmpadas que serão inseridas em seu lar.

- Luminária de pé



É uma luminária prática que auxilia na iluminação de forma aconchegante e fica bem em quartos, salas e bibliotecas.

- Luminária do tipo Arandela


As luminárias do tipo Arandela são as que ficam presas na parede e produzem uma iluminação indireta no cômodo, ou seja, não “agridem” a visão com sua luminosidade, e assim permite um clima aconchegante. Essas luminárias também são funcionais, decorativas e podem ser inseridas tanto em ambientes externos quanto internos.

- Luminária de mesa:


As luminárias de mesa são indispensáveis para o seu escritório, home office e locais destinados a leitura, pois a sua função é concentrar a luminosidade em uma área específica.

Aproveite as dicas e dê mais claridade para a sua casa!